terça-feira, 25 de novembro de 2014

"Nem toda brasileira é bunda"



Acho que toda mulher devia ser feminista. Assim como todo negro devia lutar contra o racismo e todo gay contra a homofobia. As minorias devem se posicionar, sempre.

Não to falando que você deve sair por ai gritando com uma bandeira na mão, arrumando briga com desconhecidos em bares sujos ou arrancando sutiãs. 
Não que você não possa, mas se não tiver afim não precisa. O que fico triste é muitas vezes ver amigas minhas curtindo piadinhas machistas no face e as vezes até compartilhando.

Fico triste em perceber que por muitos momentos,elas sorriem paras as regras, porque estão acostumadas, simplesmente porque aceitaram que o mundo é assim. Não, não é, não aceite.

Não é engraçado um homem te chamar de gostosa na rua. Não é aceitável um colega de trabalho te fazer uma proposta sacana no final do expediente. Não é justo que decidam o que você faz com seu corpo. Não é verdade que só mulheres casadas e com filhos são felizes.

O mundo é muito maior que só essas regras fanfarronas da sociedade. O que os outros pensam sobre você não te diz respeito e sim quem você é. Então amigas, peço encarecidamente que pensem sobre isso. Que não deixem que o mundo machista te exclua, decida por você. Não ache graça de piadinhas machista.

Seja você. Se seu sonho é casar e ter filhos, ótimo, faça isso. Você pode gostar de ser feminina, ou de lavar louça, cuidar de crianças, ir na academia. Tudo bem. Pra ser feminista você não deve abandonar o que gosta, esqueça o estereótipo da feminista sapatona desleixada. Não tem nada a ver. Para ser feminista basta fazer o que você quiser e não o que a sociedade espera de uma dama. Dane-se. Seja você, linda, do seu jeito. Seja feliz.


[t]

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente texto! Acredito que as coisas já começaram a mudar. Lembrando que o combate ao preconceito começa em casa, desde o nascimento de um ser humano. A maioria das crianças tem uma visão preconceituosa por ação de uma declaração ou comentário feita por um adulto. É importante ter atenção ao que se fala perto delas. Nós somos a referência delas e elas acreditam nos conceitos dos seus pais, professores, tios, avós... precisamos dar o exemplo, não só com palavras, mas com atitudes também.
Veridiana Soares