O dia tá lindo, ideal pra falar de música, passeio, churrasco e cerveja, mas....
Decidi falar do que incomoda todo mundo de novo, sem intenção de causar apenas refletir.
E acabo de decidir mais uma coisa, não vou falar nada quem vai falar é o Rafael:
É só uma criança que cresceu numa liberdade incrível de se expressar de brincar com terra e de querer ser o homem-aranha, o batman, de querer ser um dinossauro, um tubarão, e de ser negro também!
Uma graça né? Também achei e acredito que muita gente deve ter achado, inclusive o próprio pai que levou a brincadeira numa boa.
Agora os convido a refletir... e se fosse uma criança negra brincando de ser branca, querendo ser branca, como seria a nossa reação como sociedade?
_ Pai cansei de ser negro, quero ser branco!
Como você acha que seria a reação dos pais? E por que?
Você que acha que somos todos iguais, por que encararíamos diferente, e por que a liberdade da criança em questão seria diferente?
É bom isso? E possível que essa criança cresça mesmo acreditando que somos todos iguais?
Já que entramos no assunto, alguns dados:
- Charles Drew: criou o método para conservar o sangue humano e criou o 1º banco de sangue.
- Dr. Daniel Hale Williams: realizou a 1ª cirurgia cardíaca.
- Garret A. Morgan: inventou o sinal de trânsito.
- Lydia O. Newman: criou a escova de cabelo.
- John Standard: inventor da geladeira.
- Richard Spikes: inventou o câmbio automático.
Espero comentarios de ustedes!
.Cidão.
2 comentários:
Gente! O pai tava achando a maior graça, mas a mãe ficou furiosa. Mandou o menininho pintar a cara e falou: "vai, olha pro seu pai e diz agora que vc está cansado de ser branco!". E ele, de fato, o fez. Achei mesmo o menininho engraçadinho, mas tenho certeza que ele não tem noção do que é ser negro na nossa sociedade. Ele não sabe como é a nossa cultura, e posso dizer isso pela própria educação que recebi. Além do esquecimento de pessoas importantes, há o olhar de desdém ou receoso, a pré-determinação de profissões (bem sucedido é jogador de futebol, sambista/pagodeiro ou happer), piadinhas infames que caem no gosto popular, etc. E as palavras que usamos? Denegrir a imagem de alguém, lado negro de algo... Se fosse um menininho negro querendo ser branco, aposto que ia ser a maior polêmica. Afinal, seria mais ou menos o mesmo que dizer: 'não pode querer ser branco não, neguinho! que história é essa? nasceu assim, vai ter que aguentar o preconceito e pronto. Segura tua sina!"
"Índios, brancos, negros e mestiços / Nada de errado em seus princípios / O seu e o meu são iguais, corre nas veias sem parar"
Essa letra do Chico Science diz tudo.
Abraços
@edgarmarcel
Postar um comentário