sexta-feira, 12 de novembro de 2010

caridade!

Esse ano (como em todos os anos, desde 1990 mais ou menos) fui convidada para fazer uma sacolinha de Natal. Você deve saber como é isso, alguém vai até uma instituição de caridade, orfanato ou creche anota o nome, a idade, o numero do sapato e da roupa de todas as crianças e distribui entre alguns conhecidos. Esse conhecido pega um papelzinho com essas informações e compra roupas, sapatos, brinquedos e cadernos pra essa criança. A primeira boa alma vai lá no orfanato/creche (muitas vezes sozinho) e distribui os presentes. É assim que funciona. Eu já participei por algumas vezes e na maioria das vezes fui lá entregar e conhecer a criança pra quem comprei os presentinhos. Foi ótimo, criança sempre é legal ainda mais quando esta feliz.

Esse ano to super sem grana e não pude participar. A pessoa que veio me oferecer o papelzinho ainda insistiu pra que eu participasse, mas realmente não vai rolar. Acho válido, acho bom as pessoas se coçarem e comprar um presentinho pra alguém que não conhece e esta precisando. Acho importante esse espírito natalino e nem precisava falar tudo isso pra me convencer. Foi ai que a pessoa usou um argumento assim:

- É o que a gente pode fazer né?! Caridade!

- Não minha senhora, não é o que a gente pode fazer, a gente pode fazer muito e muito mais. A senhora vai lá, compra duas camisetinhas vagabundas e um caderninho capa mole e acha que mudou a vida do Thiago? Vc nem olhou na cara dele, nem sabe onde ele mora, quantos irmãos ele tem, se a mãe dele ta viva! Acha mesmo que isso é caridade? Caridade não é esmola! Caridade significa “amor ao próximo” e isso não é amor, isso é esmola. O resto do ano a senhora nem sabe se o Thiago ta indo na escola, se ta tomando vacinas ou se ta vivo, e no Natal acha que pode dormir tranqüila pq ajudou alguém? A senhora não ta fazendo isso por ele, mas pela senhora mesma, pra dormir com a consciência tranqüila de que ajudou alguém e vai pro céu.

Pronto, agora eu sou a mais nova odiada da classe média paulistana, que não sei fazer caridade!


Tha!

Um comentário:

Fausto disse...

Achei a causa bem nobre!quero participar. quem quiser pode ir la em casa, pega meu numero de sapato, minhas medidas e depois vai la entregar o que conseguiu como caridade ou esmola mesmo, o nome disso nao importa. O qe importa realmente é que eu estou precisando. Não precisa ligar ano quem, saber se to tomando vacina ou se to indo pra facul... só me doe roupas, alimentos e se puder algum dinheiro tbem. Obg