terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Valore$



No caminho pra casa tem muitos bancos, desses que guardam dinheiro, dívidas, papéis, angústias e felicidades. Um deles num lugar feio. Vou descrever o feio pra mim: muitos carros barulhentos, muitos ônibus e lotações, muita fumaça, muitos botecos com o piso sujo tocando musicas de teclado barulhento e repetitivo, letra idem; os estabelecimentos, postes, paredes, placas, tudo sujo de poluição, poucas e sofridas árvores, pessoas com semblante de cansaço ou puro delírio alcoólico ou confusão mental. Um lugar feio pra mim. Voltando aos bancos, um deles tem escrito de forma discreta na parede suja de fora “Seu $ não existe!”, aí começa a viagem.

O que é meu dinheiro? Fisicamente é nada. Dinheiro não traz felicidade, mas ser feliz sem dinheiro, alguém arrisca dizer que é possível? Dizem que o dinheiro é a valorização daquilo que eu faço formalmente como trabalho. Ou daquilo que eu formalmente tenho posse. Muito me intriga esse papo de ser dono de terras, a terra sempre esteve lá, o primeiro que cercou o estado do Tocantins é mesmo o dono de tudo aquilo desde 1800 e qualquer coisa? E a família dele que vive dessa posse continua desfrutando disso? Nesse momento sou a favor de uma reforma
agrária, nem o Lula fala mais disso né...loucura, deixa quieto.

Uns valem menos, outros valem muito mais, não arrisco dizer que o grau de importância do que você faz define o valor que vai pra sua conta, não é bem assim não, tá tudo errado.

Falando sobre valores, define
-se um valor pra amizades? Sim, e você paga ou recebe esses valores com gestos, de carinho, de respeito, de consideração, os principais.




O que é a minha amizade? Algumas amizades são menos importantes, meramente instrumentais. Cuidado com seus amigos funcionais, aqueles que você chama em festas, o que faz volume, não cospe no chão, é educado, sorri e é sociável, depois de tudo volta pra gaveta e não reclama. Ou então aquele que serve só pra ouvir suas histórias ou reclamações, tudo normal,
mas ele pode perceber, e ser certa decepção porque ele pode ter entendido errado o valor dessa amizade.

A amizade existe? Gestos e a ausência de gestos dizem, cabe à nós assumir a importância, o valor da amizade. Quanto mais importante mais valor tem, diferente do dinheiro e do trabalho, essa regra funciona na amizade e somos responsáveis por pagar esse valor, ninguém é obrigado a adivinhar quanto vale. E se os dois pagam e mostram o valor somos felizes por completo porque amizade é mega importante, concordam?

.Cidão.

5 comentários:

Marco Aurélio disse...

Cidones! Muy belo!!
Soh me deixou com mais saudade, e mais peso por não ter ido no domigo! rsrs....
Bela reflexão, é muito complexo, e relativo... Veja, eu só posso ser algo se eu sei oq é esse algo. Se eu só pedagogo e você relações públicas, é por que a sociedade definiu, com leis e tudo, o q é cada profissão, e, assim, cumprindo os requisitos, somos o q somos.
Agora, o que é amigo?? Ou até mesmo, o que é pai, mão, irmão?? Tem uma abordagem simples, que é a genética, relação genealógica, mas será que é só isso???
Ou seja, como posso ser seu amigo se, ao ser seu amigo eu me exijo ser e ter alguns requisitos que eu creio que seja amigo. E exijo de você, que, cumprindo, eu considero amigo. A mesma coisa você, exige de você mesmo e de mim, o que você acredita que seja amigo. Agora vem a parte loca. Se para ser pedagogo ou relações públicas há uma lei que define para todos, se para ser pai ou mãe há uma relação biológica e genealógica definida para todos, fica tudo tranqüilo (ser pedagogo ou ser mãe). Agora, como eu e você podemos ser amigos se não compartilhamos o que é ser amigo??? Ou será que somos justamente por que, por acaso, compartilhamos, e por isso dizemos que "o santo bate"... Viagem.... vou dormir...

tha! disse...

sobre dinheiro eu não entendo nada e num vo falar, agora sobre amizade entendo um pouquinho melhor, eu acho!
acho sim que como amizade é amor e o amor deve ser regado diariamente, a amizade tb deve ser regada. é muito dificil continuar amigo de alguém que vc não fala, não ve, não recebe um e-mail, ha anos. mas é claro que o dom da amizade é o perdão, devemos saber perdoar nossos amigos e nos colocar no lugar deles, poderia acontecer com nós tb, como por exemplo, sumir! se quando nosso amigo reaparecer e demontrar o quanto somos importantes, devemos perdoar mesmo...e com amigos de verdade não se perde a intimidade nunca, ai podemos mandar até um palavrão pra esse filha da puta que nunca mais ligou.
Obs: não to falando de ninguém especifico, opr mais que pareça...rs!

Douglas Funny disse...

Amizade é a coisa mais importante que tem e isso eu não vendo. Vendo alguns colegas, mas sem que eles saibam... hehehehe

Amizade que é amizade perdura e se faz presente. Entre trancos e barrancos na minha vida, os amigos sempre ficam né??

Abraços e bjokas.

Douglas Funny disse...

Ah... as fotos do filme dos nerds é linda, diga-se de passagem.

Unknown disse...

Muy bueno! Existem amizades, e amizades! e por mais querida que seja a pessoa em nossa vida temos q cuidar dessa amizade, dar uma regadinha para que não morra! Tento sempre me manter por perto de pessoas queridas... e outra coisa é impossivel manter uma amizade sozinho! se uma das parte não colabora ela vai se enfraquecendo! embora o carinho continue!