segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

for all

Bom, pra quem não sabe, vou contar, eu adoro dançar forró!
Aqui em São Paulo rolou um bum de forró universitário há um tempo atrás e eu, influenciada por algumas amigas do colégio, acabei indo, aprendendo a dançar e me apaixonei!
O forró universitário é bem parecido com o forró tradicional, geralmente é um trio, o moço da sanfona, o da zabumba e o do triangulo (nada de teclado).
Com esse bum de forró universitário, muitos trios acabaram migrando do Ceará, Natal, Recife, enfim, muitos lugares, para São Paulo e Rio de Janeiro.
O forró universitário leva esse nome porque foi divulgado em algumas festas universitárias e os primeiros trios de São Paulo e Rio eram compostos por pessoas que se conheceram na faculdade e resolveram tocar, além de ser frequentado por uma galera jovem, que saia da faculdade e ia dançar.
Depois que comecei a ir ao forró comecei a me interessar mais ainda pela cultura brasileira e pelo nordeste, descobri muitas coisas interessantes, muita música boa, e muita gente sensacional.
Um dos músicos por quem em apaixonei foi o Dominguinhos. É um sanfoneiro brilhante que compôs muitas músicas que eu adoro. Uma delas é essa:





Que por sinal é sempre brilhantemente interpretada por Mariana Aydar.

Quem dança qualquer coisa vai entender o que eu vou dizer, dançar é mágico, a sensação de liberdade, de felicidade e plenitude e incomparável com qualquer outra coisa. E eu adoro dançar forró. E como disse um amigo meu uma vez “Só os infelizes não sabem dançar.” Qualquer um sabe dançar, é só fechar os olhos e sentir a música. No forró que eu costumo ir vai sempre um rapaz que é surdo, pois é, agora você vai imaginar que ele dança mal né? Pelo contrario, ele dança muito bem, e sabe como? Sentindo a música.
Por muitas vezes uma galera me olhou meio torto quando eu disse que gostava de dançar forró e que curtia o som. Um puta preconceito. Forró é coisa de "baiano", de "paraíba", de gente fedida, de quem só quer encoxar as meninas. Eu concordo que muito cara vai no forró só pra pegar mulher, mas, oi, eu sei me defender, e se alguém for dançar comigo só pra me encoxar eu bem vou perceber e vou sair fora. O que eu fico mais indignada é escutar de um monte de gente que se diz Cult, intelectual e fã de Dorival Caymmi vir com um papo que forró é uma bosta. É claro que gosto é gosto, não acho que todo mundo é obrigado a gostar de Jackson do Pandeiro ou Elba Ramalho, agora, ter preconceito é sim a coisa mais horrível do mundo, e preconceito sim é que é uma bosta.
Todo esse texto é só pra explicar que o próximo que der uma risadinha ou me julgar quando e falar que vou pro forró, vai ficar sem dente.
E bora pro forró!

Tha!






7 comentários:

Paty Patrícia disse...

Thá! Adorei o texto!
Esse video da Mariana é meu, e eu por sinal amo quando ela canta forró!
Vc sabia que ela começou cantando forró universitario na Banda Caruá?
Sou fã dela desde essa epoca e não perdi um forró com ela.
Bom isso faz mais de 10 anos.
Sou forrozeira a uns 12 anos...hehehe
E até hj me esbaldo no Remelexo, Canto da Ema e por ai vai!
Que bom saber que o forró ainda arrebata pessoas, né?
Amei seu texto.
Beijo

Leila disse...

Thá! Tmb amo forró! Comecei a gostar com fala mansa, quando eu tinha 15 anos...
E este post foi a maior coincidencia, pq fui no canto da ema quinta passada!
Bora marcar de irmos juntas??

tha! disse...

oi meninas...paty, eu sabia sim da mariana, inclusive ela tem feito varios shows com o duani que era do forroçacana sabe? a gente pode ir num show deles...bem vinda ao blog, volte sempre!
vamos marcar todas de irmos no forró, vou sempre!
que bom saber qe o forró não é importante só pra mim...
e realmente é uma paixão verdadeira, pq eu tb vou ha mais de 10 anos já...beijos meninas!

.Cidão. disse...

Gosto é gosto e pronto. Também acho muito feio quem classifica musicas como boas ou ruins, ou não fala isso mas trata em tom de superioridade. Adoro a batida do forró acho a dança linda, deve ser mto bom saber dançar bem e as pessoas são coloridas, receptivas, achomas brasileiro que o samba.Só me sinto deslocado pq num sei dançar, devia ser FOR ALL mesmo!

Xapa disse...

Isso ai Amiga....é só fechar os olhinhos e rodar no salão! Gostamos e pronto e bora rebolar o feijão! rs
Bjao

Unknown disse...

Gosto é gosto e não se discuti! tem gente que prefere dorival, e outras forro ou eletronico! bom tenho meu gosto acho q existem exelentes musicos em qualquer estilo, gosto de forró, mas não sei dança, não acho q se ja só eu fechar meus olhinhos e sair bailando por ai...bueno até jah toquei um forró em provas, gosto muito do que o hermeto pascoal faz com estilos nordestinos que são muuuito ricos, já não sou tão fã do forró universitario...bueno gosto é gosto!

Unknown disse...

Sei mto bem essa sensação de dançar. E eu gosto de dançar qq coisa (pelo menos agora naum me vem a cabeça oq eu naum gosto). Na verdade eu gosto d dançar e cantar, mas cantar eu espanto as pessoas, e dançar eu aproximo..Entaum, eu danço mais doq canto..hahahahaha..Uma beijoca e bora pro forró!