quarta-feira, 9 de março de 2011

Recomendación: O Efeito Sombra


Não sou um leitor exemplar, pretendo muito melhorar a qualidade e quantidade da minha leitura (off line) e isso tem muito a ver com a administração do meu tempo. Não consigo ler em qualquer lugar, no meio de qualquer barulho, em uma posição qualquer ou com uma luz qualquer... tento, e sempre desisto, dá náuseas, dor de cabeça ou dor no corpo ler apertado de qualquer jeito, num ônibus, por exemplo.

Hoje quero recomendar um livro, inacabado ainda.
Sim, inacabado!

- Mas como você recomenda uma coisa que nem consumiu por inteira?
- Ah, sei lá. Até onde eu li deu pra perceber o teor de reflexão que o livro permite você fazer e isso para mim é mais positivo do que qualquer resposta ou conclusão que ele venha a dar, ou fechar seu enredo.

Atenção! Não é literatura. Não sei se posso chamá-lo de auto-ajuda também, porque ele não vem com historinhas em formato de fábulas com moral da história ou lições de vida, mas está mais perto de auto-ajuda se quiser defini-lo, vai. Leio como se estivesse em uma palestra. Antes de ler fiz uma breve pesquisa sobre os autores, isso influenciou!

Não fui atrás do livro ou de algo parecido, simplesmente entrei numa livraria para esperar o tempo passar, fiquei lá passeando apenas, aí no meio de um monte de diferentes achei a capa curiosa, meio cinema.... decidi comprar sem ler NADA sobre, e quando levei para casa ele disse coisas que foram muito interessantes, coisas que ja ouvimos, claro, mas gostei muito da abordagem.

- Porque não terminou de ler?
- Decidi ler em doses homeopáticas, aos poucos, digerir, refletir, passo a passo, sabedoria a sabedoria, observar a mim, as pessoas, os gestos. Com calma.

Explicá-lo pode ser um pouco complexo e pra não me estender ou falar errado um vídeo faz esse trabalhinho, aos interessados:


.Cidão.

3 comentários:

Leila disse...

Gostei. Nem sempre é um assunto muito fácil de se conversar sobre. Diria que é quase um análise swot de nós mesmmos né? Tipo em dinâmica de grupo para emprego. Eu sempre fico reflexiva depois dessas entrevistas e dinâmicas. Porque na frente das pessoas todo mundo quer falar os pontos positivos, as qualidades, as oportunidades, mas na hora dos defeitos ninguém quer se expor ou refletir. Doi, incomoda. Melhor abafar ou citar aqueles: me cobro demais, sou perfeccionista, etc.

HablandoMás disse...

Falou tudo, uma bela e sincera análise swot. Acho que não dá muito pra conversar, as pessoas acabam julgando, ou talvez vc fique num papel de vítima e as pessoas tem dó. E não é a a intenção. O interessante é enfrentar sozinho. Como diz umamigo meu, o Iran, muitas vezes em muitas ocasiões a gente coloca um dublê pra estar lá...

Cidão.

Maracelis disse...

Ufa, que bom que vc recomenda, pois eu também comprei em uma visita a livraria, daquelas em que saio com uns cinco livros e este ainda não li. Será o próximo com certeza!!!