sábado, 21 de novembro de 2009

El olor y el perfume. La memoria olfativa.


Algumas lembranças ás vezes me dão a sensação de que aconteceram em outra vida.
Não deixa de ser um pouco verdade, considerando que algumas pessoas permanecem estagnadas, mas nas minhas lembranças, me vejo diferente, não completamente, a essência é a mesma, mas com outra rotina, outra forma de pensar, colocado em outros ambientes, com outras pessoas, até minha casa mudou de aparência, ou seja, quase vivi outra vida.

Essas lembranças são boas porque em momentos de incômodo me fazem pensar que tudo pode mudar, que tudo são fases, coisas boas e ruins, para as boas espero que as fases sejam o mais longas que o possível, e que as ruins têm um fim!

Em um bar qualquer, e qualquer mesmo, eu, a Tha, Lu, Junior, JP e Jan conversamos sobre perfume, impressionante como o perfume é importante, acho que consegui marcar com perfumes que usei, algumas pessoas me marcaram também e faz toda diferença aquele perfume que marca. Eu agora em nova fase comprarei outro pra marcar de novo essa fase, para mim e para quem estiver por perto, e poderá ficar eternizado, decidido!


Aí fui mais a fundo, e pensei bastante sobre nossa memória olfativa, sabe?
Aquela que conforta, que faz balançar o coração, aquela que faz chorar de emoção, ou sentir saudades.

A casa de uma das minhas vizinha tinha um cheiro que hoje eu não sinto mais, não sinto também a mesma intimidade que antes, estranho. Da outra vizinha permanece, cheiro de casa limpa, lembro muito bem como era, me fazia não querer sair mais de lá, ela era praticamente minha segunda mãe e até hoje chamo ela pelo apelido que chamava quando eu mal sabia falar, Tida...a D. Cida...eu desse tamanho chamo de Tida!

Cheiro de Minas Gerais, Araguari, sei também como era...e trás aquele caminhão de sensações. Lembro do cheiro da primeira vez tbm, calma, não o cheiro do sexo em sí, mas de nós dois, perfumadíssimos!

Uma vez viajei e fiquei 2 semanas longe da minha mãe, acho que foi o máximo que fiquei longe dela, com uns 12 anos...lembro de como foi sentir o cheiro dela ao voltar, o cheiro nunca antes percebido.

Tenho como se fosse ontem a memória olfativa de quando comprava o material escolar, acho que era muito mais divertido do que natal pra mim, saia com aquelas sacola enorme da loja com coisas só pra mim, e sinto o cheirinho de cada uma delas, cheiro de estojo novo, dos lápis de cor e de grafite, e o cheiro dos cadernos...cheiro da mochila, o da agenda era o melhor...era sensacional...é um cheiro que me conforta, porque eu amava ir pra escola e usar aquilo tudo, se mistura com a coisa boa que me era passada sobre ir pra escola e estudar.

Qual o cheiro de infância dos 5 leitores fiéis do HablandoMás? rs

.Cidão.

7 comentários:

Marco Aurélio disse...

Poxa... tem vários cheiros da infância que eu lembro que tinha, mas não consigo lembrar o cheiro.... de repente passo por algo que me vem o cheiro na memória e é sempre d+!
Esse dias senti o cheiro da manhã, mas não de qualquer manhã, das manhãs de 2ª a 6ª feira quando ia pra escola. Não por coincidência, saía no mesmo horário para ir para a escola, não mais como aluno, como estagiário, e senti o mesmo cheiro... Foi DEMAIS!!!

F a a H disse...

Não sei se faço parte do quinteto, mas vou comentar ok? Se prepara que agora eu vo desabafar! Tenho uma relação de amor e ódio com esse negócio de cheiros. Super guardo na memória cheiros e sons, o que pode ser bom quando você qer lembrar de alguma coisa/alguém ou ruim quando vc qer esquecer... Cheiro de infancia, ctz que era o cheiro de chuva no finzinho de tarde. A chuve de hj em dia nao tem mais esse cheiro! Outro cheiro marcante, é o perfume da mamis; É abrir o vidrinho pra lembrar dela*-* Uso um perfume até ele marcar determinada situação, quando marca, eu troco. Desculpem, falei demais.

Leila disse...

cheiro marca mesmo. Faz nos transportar há lugares super distantes.
Eu tenho os meus preferidos de infância:
- cheiro de massinha; parecia que a escolinha inteira tinha aquele cheiro.
- cheiro de brinquedo novo, que para mim, lembra muito o de material escolar novo.
- cheiro de um talquinho que acho que era moda quando eu tinha 5 anos. Ele vinha num potinho que era uma maçãzinha. Tipo o batom que vinha no moranguinho.
- cheiro do parque da Mônica. Era um misto do cheiro das batatas fritas da lanchonete de lá com o cheiro de brinquedos e plástico.
- cheiro da casa da minha tia, cheirinho de limpeza, mas com um toque diferente, que só tinha lá.
- e tem um que eu sempre lembro... a primeira vez que fiquei em um hotel, lá em BH, hotel bem chique, e com mulheres super perfumadas...
Que delícia isso tudo!

Luciana disse...

Putz, por causa das minhas alergias cheiro nunca foi o meu forte, mas tem um que eu sempre lembro e morro de saudades: o cheiro daquele chiclete comprido e fininho, rosa, que vinha enrolado como um caracol. NOssa!Que gostoso que era! hahahahaha...

tha! disse...

kaiak (é assim que escreve?) aquele perfuminho...tem cheiro de forró! dos meninos do forró mais especificamente!
giovana baby, me lembra muito minha infancia.
cheiro de bola de fubá, que me lembra minha avó paterna.
cheiro de amaciante que eu adoro, me lembra travesseiro, adoro!
babaloo de banana que não existe mais, mas me lembro do cheiro perfeitamente!
ai, tanta coisa né?

jp disse...

Cheiro de album de figurinhas! Aahahaha adoro! tem um desodorante que comprei agora q me lembra Argentina usava ele lah! adoro passar ele! até to fazendo uma economia nele! isso q eh axe ahahahah, hidratante da victoria secrets é um problema para mim, o meu perfume tem dias q me lembra balada! qdo era mais novo soh usava para ir para balada rs! preciso mudar!

obs: Cidão vc não pode colocar post com perguntas muito profundas! rs nem vc comenta!

Xapa disse...

Falou tudo Tha. Kaiaki tem cheiro de menino do forró!
Pra mim perfume me lembra mto pessoas. Não gosto quando a pessoa usa mil perfumes. Acho mais legal quando ela tem aquele cheirinho, sabe?
Adoro também cheiro de gasolina...hahahah
Amei este post Coração.
Ah cheiro de chocolate tb é um máximo...Godinha...rs
Bjao