sexta-feira, 31 de julho de 2009

Hablando Sério y Mucho


Eu pensei em não me meter neste assunto, mas acabo me sentindo incomodado, o nome disso num é HablandoMás? Já imagino que pessoas possam não concordar comigo, o que é muito natural, porque somos todos diferentes, temos experiências diferentes logo pensamos e agimos de formas muito particulares.

Só para situar os mais off-line, essa semana o Danilo Gentilli via twitter fez a seguinte piada enquanto passava o filme na Globo: “King Kong, um macaco que, depois que vai para a cidade e fica famoso, pega uma loira. Quem ele acha que é? Jogador de futebol?”

Aí se instaurou uma grande confusão, logo em seguida ele recebeu uma enxurrada de reclamações e respondeu que se pode fazer piada de loira, de gorda, de gay de velho e não pode de negro? Aí eu senti o porque da piada, que apesar de muito ruim, de fato não tinha a intenção de ser engraçada, apenas de criar polêmica pra passar uma visão particular.

O que acho disso tudo? Imaturo, o brasileiro não tem maturidade de admitir o racismo nem lidar com ele. Normalmente joga a culpa na vítima do preconceito assim como alguns fazem com as vítimas de estupro. A gente aprende que é feio, muito feio e tentamos esconder de nós mesmos, se você consegue esconder muito bem, não tem problema, eu sinceramente não preciso saber que você é racista, mas você precisa saber.

Porque você dizer que não ficaria com uma negra porque não faz seu tipo, desculpa, é racismo, essa de “tipo” não cola, porque é apenas uma característica e qualquer pessoa não procura uma parceira selecionando por cor de pele, há um conjunto de atributos e se o de ser negro/a exclui isso seria racismo sim. Essa história de cabelo ruim e cabelo bom também acho um saco, quem tem o cabelo liso se incomoda taaanto com quem faz chapinha, parece que vai perder espaço... o negro ao meu ver não deve ter o estereótipo engessado, defendo a liberdade no visual pra quem tem estilo pra segurar. Tenho amigas de cabelo liso que vivem falando mal das que tem cabelo crespo, tenho amigas que fazem chapinha que nunca ouvi falarem mal das que tem cabelo liso, que também fica oleoso, seboso, poxa, vocês mulheres poderiam pegar mais leve com isso não? Já disse que acho péssimo.

Se você nunca imaginou na possibilidade de ter um filho com um negro também é racismo, tem gente que tem a coragem de dizer que teria [um sonho/ chique que nem a Jolie e Madonna] um filho negro, adotado, claro. Fico pensando, será que na visão dessas pessoas eu só servirei pra ser pai de filhos que serão adotados por alguém? Porque a criança no imaginário popular é igual boneca bebê né? Olho azul, loira, etc... Sempre que ouço dizer que um neném é lindo parece que já adivinho o resto da frase, um olhãooo....verde/azul.

Mas você [racista] não é culpado disso, não. Temos aí uma sociedade que desde 1888, quando o negro ficou legalmente igual aos demais, é marginalizado. Desculpa, se meus avós não tem as mesmas propriedades que os seus não foi porque eles foram vagabundos e preguiçosos.
Raça? É modo de dizer, é furado o argumento da raça de cachorro e de ser melhor ou pior, furadíssimo, quando se diz raça negra ao meu ver é com um outro significado, nem sei se concordo também com isso, mas tem um outro sentido, não vamos ser ignorantes de pensar que ao se falar se separa a raça negra da raça humana, é uma questão de uso da palavra.

Se negro ou preto também, é uma questão cultural, nos EUA é respeitoso chamar de black e ofencivo de nigga, obviamente em cada lugar se carrega um certo significado nas palavras, juro que toda vez que me dirigiram a palavra como “preto” não foi pra me elogiar ou me descrever com naturalidade, e o “preto” sempre vinha acompanhado de alguma ofensa ou algum palavrão de baixo nível, logo, não dá pra querer que eu ache normal agora que o negro seja tratado como "preto" no Brasil com a maior naturalidade se baseando no argumento furado da caixa de lápis de cor. Que por sinal é muito triste ver hoje que eu chamava um lápis “cor de pele”, a cor que não era da cor da minha. E saber que nenhum dos meus ídolos na tv eram negros, nenhum personagem de desenho, nenhuma apresentadora, enfim...será mesmo coisa da minha cabeça?

Falando em igualdade o que dizer pro médico do meu pai quando ele nos disse que negros tem mais chances de desenvolver câncer de próstata? E quando dizem que aqueles de pele mais clara podem pegar com mais facilidade câncer de pele? Digo pra ele que é mentira? Que somos todos iguais? Sem ironia, to pensando mesmo sobre isso!

A piada não me incomoda, porque no final acho que ela ofende mesmo as mulheres de forma geral que se baseiam apenas em dinheiro, etc, depois no twitter o Gentilli disse que o preconceito está na cabeça das pessoas, que ele na piada não diz que cor é o jogador de futebol, seria aceito o argumento se não existisse uma coisa chamada consciência social, ou na semiologia uma coisa que se chama índice, onde numa herança cultural você entende o todo por uma parte, da mesma forma, num imaginário coletivo. Mentira quem disse que não pensou num jogador de futebol negro ou mulato ou qualquer outra nomenclatura que usamos, chegaram a dizer que ele poderia colocar uma baleia no lugar do macaco. O fato é que o argumento de que os negros são muito preconceituosos também toma conta nessa hora, do tipo Ah vc também solta PUM! Claro que são, são preconceituosos como qualquer pessoa, por isso somos todos iguais veja só.

O que acontece em alguns casos que deixam o preconceito mais explícito é que se trata de um preconceito reativo, que não se justifica, mas é real, você não é aceito em um grupo, você passa a repudiá-lo, um menino homossexual que foi zombado a adolescência inteira, passa a ter preconceito reativo com heterossexuais e se fecha onde ele sabe que será aceito, é do ser humano isso, digo que é algo até de instinto. Quantos escravocratas não transavam com as escravas? Ou até mesmo se apaixonavam? Coerência é algo que não faz parte do ser humano, por que cobrar do negro agora que ele seja livre totalmente de preconceitos quando reage á algum?

A regra agora então é foda-se todo mundo porque pecados todos cometem? Vamos deixar de procurar um ambiente melhor pra viver? Ah ta!
Se te chamarem de branquelo azedo vc tem direito sim de processar, porque isso feriu de verdade você, porque todo dia a sociedade joga na sua cara essas características que te impedem de ter uma vida social normal, de acharem que vc num mercado pode roubar coisas, ou ser maltratado em lojas, ser barrado na catraca da faculdade particular na Av. Paulista, que faz o taxista não parar pra você, e as meninas na escola não se interessarem por você na pré-adolescência.

O humorista/comediante Helio de La Peña postou em resposta ao Gentilli no blog dele
aqui,e o post do Gentilli ta no blog dele aqui, procurar no dia 27/07.

Mas termino o post com um comento no blog do Hélio que vale um pouco quando discutimos preconceitos e racismo e as pessoas insistem em colocar no mesmo patamar, uma loira nunca é maltratada pela polícia, nunca perde uma chance de emprego por ser loira, e nunca atravessam a rua por ela ser loira, o mesmo para os gordos, e outros, alguém topa ir comigo ver em agência de bancos quantos negros são gerentes, e em loja de shopping quantos negros e negras trabalham em lojas de surf? De jeans caro? Ou em lojas no geral? Será que realmente é tudo culpa da cabeça mesmo dos negros que não se acham sociais e não estão no mercado de trabalho porque não se acham competentes? E se não forem competentes, porque não são?

Imagino que seja difícil pra uma pessoa que não é negra entender o racismo e como ele afeta alguém, mas isso não deveria atrapalhar na consciência de que ele existe e está presente desde a TV até à distribuição de renda. E muito da minha baixa auto-estima se dá por isso, o negro tem sim o direito de se sentir discriminado porque o é. Quando pequeno nunca tive problemas em ser negro e meus pais nunca me ensinaram a exaltar minha cor como a coisa mais preciosa em mim, meu orgulho é pautado nas minhas conquistas, porém, crescendo percebi que não era isso que o mundo via, e com 10 anos entrei em parafuso, tipo, por que as pessoas pensam assim?
Porque não dizem que sou uma pessoa bonita, e sim um NEGRO lindo. Como se não pudesse competir, nunca ouvi alguem dizer, você é um caucasiano bonito!

Fica o coment que falei:

Uma redução pedestre: entender que quem não aprova a piada em tela é necessariamente a favor da censura politicamente (in)correta. Crasso equívoco.

Em tempo: “gagos, vesgos, loucos, loiras, magros, gordos, bombados, carecas, políticos, prostitutas, nordestinos, caipiras, paulistas, cariocas, baixinhos, altões, leprosos, deficientes físicos, mentais e branquelos”, por exemplo - e que eu me lembre -, não foram, no Brasil, submetidos a esse processo degradante de sub humanização chamado “escravidão”( e que durou até um certo tempinho, não?). E se não passaram por isso, não podem - nem querendo - sequer chegar perto de sentir o que é o preconceito contra o negro.

Um cara que escreveu isso imaginei que era um negro, NOT.
Quando o assunto é racismo as pessoas no geral têm que aprender que não é uma briga negros contra brancos, e sim uma discussão sobre racismo no Brasil. Parem de tomar as dores da Klu Klux Klan!

Realmente pra sociedade em geral incomoda muito mais ver um jovem com a camiseta 100% negro do que perceber quantos negros tem na sua sala da faculdade ou na sua equipe do trabalho.

Quanto às piadas elas sempre existirão, e sempre existirão pessoas desconfortáveis com elas.

A piada racista na boca do negro é mais engraçada pq a contradição acaba sendo a grande graça. Mas um crime não justifica outro, nem é mais brando, uma piada preconceituosa será uma piada preconceituosa seja pra quem for.
O cara quis ibope, mas ele devia entrar na turma dos criativos Adnet, Calabresa, Luque, Barbixas e não contar piada de Ari Toledo e todo Old School humorístico brasileiro.
Depois dessa achei você fraco Danilo, não precisava disso.

Perdoname por hablar demás!

.Cidão.

4 comentários:

Sabrina disse...

Ciduni, concordo em gênero, número e grau. Pra mim, racismo vem de berço e contamina as pessoas muito, muito facilmente... Pq em tom de brincadeira, as pessoas acham q podem falar td.
Aí oq q aconte? Uma sociedade inteira é contaminada pelas entrelinhas que essas piadinhas deixam... Inclusive os próprios negros.

Fica link de um vídeo no youtube pra mostrar do que eu tô falando: http://www.youtube.com/watch?v=DDO3RrxmCeQ&feature=PlayList&p=C758F829B5FC67E5&playnext=1&playnext_from=PL&index=31

Uma dó, vc nao acha?
E pessoas que dizem coisas como o Danilo Gentili são responsáveis por isso... Shame on you, Danilo.

Bjs!

Unknown disse...

Sabe o que mais chamou atenção enquanto eu lia? O sentimento de desabafo que você expressou. Sinceramente acabei "viajando" para outra questão além do racismo: o quanto somos reprimidos, ou sofremos repressão, sei lá, não deixa de estar presente no racismo, mas acho que abrange um pouco mais...na verdade eu estou pensnaod tanta coisa que nem sie oq dizer. Voltando ao tema central...Até então nunca havia sentido esse tal racismo, mas certas lembranças me fizeram acreditar, hoje com maior consciência, que talvez eu realmente sofri com isso e nunca me dei conta. Acho que jah contei isso, mas uma vez, nem me lembro aonde e nem oq,estava respondendo a uma ficha de cadastro, e na hora do "cor" tinha preto, branco, amarelo e indígena. Para mim, pq índio não ficou como vermelho? E em seguida a mulher que preenchia insistiu que eu era branca!Oras bolas, SE for para me encaixar em alguma cor, que seja preto oras.Qual o problema? E ela brigava comigo, que eu estava errada, que eu era branca. Alôoô????Até hj eu não entendi o pq daquilo, será que ela achou q me ofenderia me encaixar no preto? Foi a unica conclusão que consegui chegar.Eu sei dos meus preconceitos, mas juro que tento entendê-los para um dia combatê-los.Inclusive de passar para meus filhos a educação do ato de pensar, de refletir e de agir, de amar.Já to confusa de novo...jah chega neh?hahahaha..Bjs

Leila disse...

Não tinha visto este post antes, mas acho que já conversamos algumas vezes sobre o assunto e lembro claramente de vários dos exemplos que vc deu aqui. Não sei se o racismo vem de berço. Acho super possível ter pais racistas e não concordar com eles desde de criança; já vi isso acontecer demais. Mas a criança que não é racista e seus pais o são acaba se deparando com dilemas do por quê ela deveria agir como seus pais ou porque as coisas são daquela forma; acho que ela se sente tão confusa qto a criança negra. Afinal os pais são a autoridade máxima e maior exemplo para ela. Acho que grande parte se deve a uma questão de ignorância. Tipo doença grave né? Nunca se entende inteiramente até que aquilo o atinja. Não sei se o problema seria só no Brasil para ser bem sincera. Na inglaterra há um altíssimo numero de gravidez precoce (quem diria não?)... E eu percebia a reação de algumas pessoas, principalmente as mais velhas, ao notarem que várias meninas tipicamente inglesas (leia-se lorinhas de olhos claros) tinham bebês negros. Além disso, dos 6 meses que passei lá, nunca houve um aluno negro, assim como também quase não se via negro em minha cidade. Ah, e outra coisa... muita gente acha que todos os brasileiros são negros e se espantam quando veem que uma loira brasileira; fora que latinos não são considerados brancos. Eles me definiam como dark skin ou brown; achei super curioso.
Super concordo com seu desabafo, mas vejo a questão como algo complexo. Não saberia definir em poucas palavras. Só consigo pensar em ignorância mesmo...

crisendo disse...

Cidão meu querido!
Li seu post, acho que mandou por e-mail ha alguns dias! Realmente foi um grande desabafo e eu não saberia dizer realmente como é ser negro e sentir tudo o que disse. Lembro sim, que tinha um negro na minha sala, na 3a serie, era amiga mas nao pensava em namora-lo, sendo que nao sei em qual momento o preconceito que tenho hj é com japa e acho negro lindo!rs Eu acho que tem muita coisa que mudar, mas sei que mta coisa ja mudou, o preconceito existe nas familias que perpetuam o preconceito com seus filhos e isso é cada vez mais dificil, ja que grandes artistas, atletas, personalidades sao negros, e cada vez mais negro está no centro das atenções - Barack é um exemplo. Ja ouvi meu irmao de 14 anos dizer que queria ser negro, pq nos jogos, no rap, black os negros sao os mais estilosos e sao sim os jogadores de futebol de sucesso! Mas assim, eu acho que é diferente, a cor, e só. Nao gosto da ideia de ficar resgatando historias da escravidao, gosto de pensar na solucao pra situacao atual que é sim consequencia do passado, mas acredito que td esta mudando, melhorando, as novas geracoes estao cada mais ligadas a uniao de td, ao humano. Com relacao a piada, acho que piada é piada, sempre é idiota, inutil, mas é piada, pra alguem rir e nao acho que deva ser levada tao a serio... Disse mto bem, se ele quis ibope conseguiu, e os primeiros a darem foram os negros, se ninguem desse bola, ia perder a graça e ele nao faria de novo..rs Como a Lu disse, mto profunda essa discussão! Sobre o video que a sua amiga indicou, achei pessimo, com perguntas totalmente manipuladoras, pq ter que escolher quem é legal, bonita...criança, claro, nao tem consciencia de escolha, isso temos mais grandinhos, e ai entendemos que tds sao legais, lindos e nao precisamos escolher só 1 e sim o maximo que pudermos. ;)
É o que penso!
beijoooooooo
vai dizer que nao sou uma das cris JAPAS!!!Referencia é foda!rsrs