segunda-feira, 1 de setembro de 2008

A Terceira Margem do Rio




Não sou leitor por pura falta de hábito e preguiça, quando criança gostava muito de ler, tinha muitos livros, e a adolescência acabou com isso, eu tento, estou lendo um livro, devagar mas estou lendo...
E ouvindo o CD Circuladô Vivo do Caetano Veloso, é o Chaetano, eu viajei numa música que tem, chama A Terceira Margem do Rio memso nome do Conto do livro Primeiras Estórias do Guimarães Rosa, o conto narra a história de um homem que repentinamente manda construir uma canoa, passando a habitar a terceira margem do rio. É narrado pelo filho, que parece buscar na enunciação um sentido para o acontecido, ao ler a impressão que tive é que o pai é tomado pela angústia, pela loucura... aí vai a letra da música...a versão ao vivo da música é linda também por causa dos sons que a voz faz...


Oco de pau que diz:
Eu sou madeira, beira
Boa, dá vau, triztriz
Risca certeira
Meio a meio o rio ri
Silencioso, sério
Nosso pai não diz, diz:
Risca terceira

Água da palavra
Água parada, pura
Água da palavra
Água de rosa dura
Proa da palavra
Duro silêncio, nosso pai

Margem da palavra
Entre as escuras duas
Margens da palavra
Clareira, luz madura
Rosa da palavra
Puro silêncio, nosso pai

Meio a meio o rio ri
Por entre as árvores da vida
O rio riu, ri
Por sob a risca da canoa
O rio riu, ri
O que ninguém jamais olvida
Ouvi, ouvi, ouvi
A voz das águas

Asa da palavra
Asa parada agora
Casa da palavra
Onde o silêncio mora
Brasa da palavra
A hora clara, nosso pai

Hora da palavra
Quando não se diz nada
Fora da palavra
Quando mais dentro aflora
Tora da palavra
Rio, pau enorme, nosso pai


A Terceira Margem do Rio
Caetano Veloso/Milton Nascimento


Cidão!

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei!
Me lembrou beeem de leve um dos heterônimos de Fernando Pessoa... o que falava do campo e do rebanho... foi o que eu mais gostei, mas não lembro o nome... ando com a memória péssima... sei que foi o que eu realmente gostei de ler na época do cursinho! Eu tinha um professor no Anglo, chamava Bucci, que sabia tudo de cor... e ele interpretava! Era sensacional! Ele começava cada aula cantando uma música... Geraldo Pereira, Chico, um dia levou até o violão e uma ex aluna que cantava! Enfim... bem legal!

Unknown disse...

O meu problema de não ler é pq eu só leio coisas pra facul..no começo do ano até li alguns,mas desde as férias impossível (ultimo ano entaum tenho desconto neh?) ..Mas assim q eu li o tpitulo alguma coisa me lembrou,eu sabia q jah tinah visto akilo...a memória tah fraca mas não falhou neh?Qnt a música faz teeeemmmpoooo q eu não sie oq eh isso sabia?Ma slendo a letra ,q dificil a pronuncia neh?Foda tbm pq eu não sie o ritmo hahahahaha...Desculpas os erros de pontuação,orto e afins..mas to com pressa...hj eu vou pra academia..Ebaaaaaaaaaaa...Bjs.