sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Nossa língua portuguesa


Eu sou uma verdadeira apaixonada pela língua portuguesa. Acho incrível a gramática (apesar de muitas pessoas acharem difícil), acho incrível as diferenças de sotaque, no sul do nosso país com aquele guri, no nordeste com oxes e oxentes, no Rio uma imensidade de sss e rrr, aqui em SP manos e meus...fora o sotaque dos portugueses que é um máximo e dos angolanos que parecem gringos que aprenderam a falar português com paulistas.
A língua portuguesa também tem um vocabulário muito amplo, tão amplo que tenho a impressão que cada dia aprendo uma palavra nova, e adoro isso. Mas o que mais me derrete na língua, é a sonoridade. Acho o português sonoro, musical. Muitas pessoas não entendem como gosto tanto de MPB. Adoro as letras, acho lindo. Até a rima de flor com amor já me fez chorar.
Existem palavras lindas na nossa língua. Às vezes uso tanto uma palavra só porque acho ela bonita. Quer ver só as palavras que me agradam: lágrima, apesar do significado ser um pouco triste, olha que palavra mais bonita? Leia em voz alta LÁ – GRI – MA olha que beleza! E pulso? Nossa...tem aquela música do Titãs “O pulso ainda pulsa” olha que coisa mais sonora.
Esse texto aqui você vai ter que ler em voz alta pra entender o que eu quero dizer.
Agora diga: HARMONIA não é lindo? Eu tenho a impressão que nem precisa explicar o que é harmonia, a palavra já é harmônica.
Na Vila Madalena, que é um bairro aqui de São Paulo, (olha a pretensão de achar que alguém que não é de São Paulo ta lendo isso) os nomes de algumas ruas são lindos, um deles é Harmonia, tem a Purpurina, a Girassol...não é a coisa mais linda?!
Filho. Filho é muito bonito. Estrela. Alegria. Abelha. São muitas palavras bonitas. E tem as engraçadas também. Fanfarrão que ta na moda. Churumelas. Adoro falar churumelas. Será que é com x? Tipo, xurumelas?
Mas só que agora me lembrei de palavras que não gosto. Existem palavras bem bestas né? Por exemplo, pá! O que é pá? Não, não precisa me explicar, mas podia chamar, sei lá, catador de sujeiras, agora pá? Gente...que palavra é essa? E enxáguo, que usei em um outro texto por aqui? Enxáguo! Ta lendo alto? Olha que coisa mais estranha. Poça. Odeio poça. E eu falo poça com acento no ó tipo, póça. No Rio eles falam com outro acento no ó tipo, pôça. Que pôça minha gente? Nem fala essa palavra que ela é feia em qualquer lugar.

E tem palavras que me lembram coisas ruins. Como por exemplo holerite. Palavrinha besta, triste. E regime? Afe, é praticamente uma palavra indigesta. E fim. Fim também me deixa triste. Mas, tudo tem um Fim.


Tha!

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse se fim me fez lembrar uma frase bem bonita que li hoje: "O tempo é o melhor autor - sempre encontra um final perfeito." [Charles Chaplin]
Bjs
Xapa

Anônimo disse...

Adoro também a língua portuguesa.

Devemos prestigiar mais nosso idioma.
Li e reli seu texto. Adorei.