segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Estudar, estudar, estudar...

Novidade!

Um imenso alivio quando saiu a segunda lista de bolsas de estudo da Cásper e meu nome estava lá....uuuuuuffa! Mesmo assim vou ajudar com uma grana a mais minha mãe a pagar a facul, não tá nada facíl por aqui, agora já pensou sem a bolsa? Xiii

E eu estava lendo o site de notícias da globo, o G1, e vi que um muleque de 14 anos passou em três faculdades no Paraná, aí pra ele cursar vai ter que apresentar um certificado de conclusão do ensino médio, obvio que ele num cuncluiu, então vai entrar com uma ação na justiça.

Olha, na mesma matéria vi que ele achava um porre as aulas na escola porque já sabia de tudo, e a psicologa ajudou ele a lidar com isso, mas me fez pensar muito quais os limites da maturidade e de idade, existem coisas que independem da idade, tenho um pouco de preconceito em relação a idade e maturidade, sei que toda maturidade num se dá pela quantidade que se viveu, mas com o que se foi aproveitado das experiências, mas ai me faz pensar de novo que mesmo superdotado e talvez maduro o que seria esse muleque de 14 ou 15 anos numa faculdade?

Um pedaço da matéria...

Zânia afirmou que apesar de ter apenas 14 anos, Charles tem maturidade suficiente para cursar o ensino superior. "O programa avalia não apenas a superdotação, mas também as condições psicológicas do aluno. O Charles está preparado pois sempre teve acompanhamento pedagógico e psicológico para isso".O estudante também tem uma avaliação feita pelo Instituto para a Otimização da Aprendizagem (Inodap), órgão credenciado na Associação Brasileira de Superdotação (existia isso???) e responsável pelas avaliações de superdotação de Charles." .Quando criança, quis um dicionário, a superdotação de Charles foi percebida por causa das atitudes diferenciadas na infância. Antes dos 4 anos de idade ele já sabia ler e escrever algumas palavras. Aos 5 anos, na pré-escola, dava opiniões durante as aulas e apresentava comportamento diferenciado dos colegas. Da 1ª à 4ª série do ensino fundamental, achava entediante as aulas e já sabia de cor a tabela periódica de química - disciplina que não fazia parte do currículo das aulas. "Ele sempre quis comprar livros e mapas. Adorava decorar os nomes dos países e suas capitais. Não queria brinquedos como os outros garotos da idade dele, como bolas e carrinhos. Quando ele tinha 7 anos, ele pediu de presente um dicionário", contou a mãe de Charles, que é professora de pintura em tecido. Segundo Fátima, logo depois Charles quis um dicionário de inglês e outro de espanhol. Autodidata, aprendeu o vocabulário das línguas sozinho.


Aí eu penso...
Será que ele passou por todas etapas de desenvolvimento? Será que com mais idade isso não venha a trazer problemas psicológicos pra ele? Porque alguns dos grandes gênios que passam nas universidades públicas viram alguns monstros de histórias bizarras que conhecemos?

E aí? O que tem por trás do apoio a ele? Bancar os estudos dele seria um real incentivo? Ou interesse em algo? Se interessar confiram a matéria! http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL256193-5604,00-SUPERDOTADO+DE+ANOS+PASSA+NO+VESTIBULAR+DA+UFPR.html


Cidão.

Um comentário:

Unknown disse...

Isso dá tecido pra manga,viu?Na minha opinião maturidade e idade nem sempre andam juntas,mas acredito q a idade influencia a maturidade.Como vc citou,experiência é a palavra q liga uma a outra (maturidade/idade).Aparentemente esse menino de 14 anos nunca precisou trabalhar para ajudar em casa,ou cuidar de irmãos menores pq os pais trabalham o dia inteiro,essas coisas q a gnt sabe q um monte de crianças, até mais novas,fazem hj em dia.(Não estou julgando não,até pq eu ainda não li a reportagem inteira).Mas será q na faculdade esse menino vai ter opinião alguma ou até postura pra certos assuntos?Pô,na minha sala já tem gnt casada,com filhos,q vai se casar...Não há dúvidas da sua capacidade de aprender ciência,mas e aprender a viver?Será q ele consegue pulando fases????