segunda-feira, 30 de março de 2009

La delincuencia en la prensa!


Dia desses fiquei pensando como seria se os jornais abordassem os crimes por um ângulo diferente, o não material.

Porque pior que um homem ter o carro roubado na Avenida Faria Lima com a Rebouças às 23h, é ele ter a sua Coragem roubada. Isso sim é algo trágico, um homem sem coragem, coragem de viver, de correr atrás daquilo que deseja, coragem de enfrentar as dificuldades. E um homem sem dignidade, como os milhares que viem nas ruas? Um homem que teve a esperança furtada, ou um homem que teve a alegria assassinada por algum imbecíl.

Nossa, se a imprensa descobre isso eles iam parar de ficar contando os mil casos de furtos, roubos e assaltos de coisas materiais e começariam a contar o que acontece com a alma de cada brasileiro que é estraçalhada a cada dia por humilhações, explorações, e agressões psicológicas de uma cidade/estado/país/planeta que super valoriza o material.


"Nas primeiras horas da manhã, do dia 6/3/2009, o corpo da Sra. Gentileza foi encontrado pelas ruas de nossa cidade, na condição de indigente. Descaso semelhante ao ocorrido pela morte do carroceiro José Carlos Ferreira de Sousa, também encontrado morto há exato um ano (6/3/2008), cujo corpo foi levado por seus familiares e amigos, sobre a própria carroça que trabalhava, em peregrinação por diversas instituições competentes(?) de Fortaleza.
Nossa querida Gentileza parte antecipadamente de nossas vidas, deixando-nos consternados, pois há tempos todos sabíamos do descaso e violência com que esta estimada senhora vinha sendo tratada e nenhuma providência foi tomada. Morre então a míngua.
Num esforço de relembrar a importância da Sra. Gentileza, prestamo-lhe essa singela homenagem. (Póstuma, como é de praxe em nosso país).
Aos interessados em comparecer à solenidade aguardamos sua participação. (textos, poesia,performance, música, ação, choro, vela e presença)"


Esse texto li em um site que chama CMI Brasil - Centro de Mídia Independente, um site alternativo de notícias que, pelo visto, decidiu inovar pra passar uma mensagem que vá além do simples ato de reproduzir acontecimentos, sinceramente vocês conseguiram entender a mensagem? Que morreu um carroceiro e eles estão se referindo à isso?

Bom essa matéria acabou gerando comentários como este:

"Mais um editorial dadaísta e elitista aqui no CMI (...) Porra, que merda de site de informação. Assim as pessoas vão preferir o Jornal Nacional, porque pelo menos entendem".

Três comentários depois, eles (autores do texto), se manifestaram com o seguinte contário:

Espectadores: nota de falecimento número 2
Indigente 28/03/2009 17:15
Semanas após o falecimento da Sra. Gentileza, vem a falecer também o Sr. Bom Senso, encontrado pela manhã esquartejado numa rua bastante movimentada na cidade de São Paulo. A Sr. Perpétua Ignorância, que compareceu a marcha solene em homenagem a Gentileza, foi apontada como autora do crime, mas as investigações ainda não findaram. Uma amiga do falecido, Ironia, passou despercebida durante todo momento. Procurada por nós, não quis gravar entrevista. Que descansem em paz...

GENIAAAL!!!

O povo continuou a comentar:

"Triste ver que aquilo que se propunha ser um site de informações diretas anticapitalista se tornou brincadeira de criança. "

"Quem entra aqui não entra pra ver um quadro abstrato e subjetivo. Entra pra ver o que está acontecendo do ponto de vista das lutas sociais. Um texto que não tem nem cartola pq não tem assunto e que é impossível alguém saber do que se trata, vc chama de notícia?"

Em meio a essa calorosa discussão houve os que entenderam a proposta, se quiserem dêem uma olhada direto no site com todos os comentários, não são muitos mas são muito bons.

Mas sinceramente lendo alguns comentários quase que o tema do post seria...


"Jovem universitário tem sua esperança na humanidade sequestrada esta tarde"
_____________________________________________________________________
RE: Dimas - "Every new beginning comes from some other beginning´s end"... faz todo sentido mesmo, não liga a ignorância mas quem é semisonic?
RE: JP - Valeu pelos parabéns, realmente nós mudamos mesmo... mas não se iluda nem espere pq nem sempre conseguirei fazer textos assim tá?
Aí num vem me dizer que o nível do blog caiu e tal haahah, abraço!
RE: Leila - Avassaladores!!! hahahah valeu mesmo, que bom que gostou! Brigado tbm pelos elogios, quando conversavamos em Congonhas era igual tbm né! Vou esperar as novidades no Cuaderno, aí vai merecer até um visual novo com uma foto daí! Por sinal vi no Google analytics que vc leu mesmo meu blog daí, aparece o nome da sua cidade! eeeee!
RE: Tha - É, sua amizade com a Jacke é exemplo de como temos que ser abertos pras mudanças, sempre que entro espero um post seu viu...preguiçosa!
Cidão!

3 comentários:

Dimas disse...

Eu adoro o CMI!:) Tentamos fundar um centro local aqui na nossa faculdade, mas exatamente como os comentadores que você viu, parece que a galera não consegue entender a proposta de uma mídia REALMENTE independente (tipo, fora do padrão "industrial", sabe? É tão pequeno cobrar "seriedade" de quem se propõe a fazer novidade... Mas enfim)..
Ah! Semisonic é uma banda ótima que estourou lá pelos anos 90! Foi uma das primeiras a misturar piano com rock/pop, muito antes de Coldplay existir. Se interessar, ouça "Closing Time" (você já deve ter ouvido..rs) e "All about chemistry". "The hunter" é a melhor na minha opinião
Abraço

Leila disse...

SENSACIONAL! Isso sim eh que eu chamo de arte, de poesia, de sensibilidade, de criticidade, sutileza, enxergar onde ninguem mais parece conseguir ver coisa alguma! Amei! Ah, tem surpresa e homenagem pra vc no Diario viu Cidones! Bjokas

jp disse...

É achei muito bom o texto, e as resposta então, rachei o bico...é foda essas pessoas que sem entender criticam, se dizem cansados das mesmisses e qdo aparece algo diferente torcem o nariz e se poem a criticar, eh triste. Esse texto não eh uma simples critica, vejo como arte, embora não tenha muito espaço e divulgação ao "diferente" nesse país, continuamos buscando espaço, divulgação e respeito...