segunda-feira, 25 de maio de 2009

Teatros O Fingidor / Querô


O Hablando em clima cultural recomenda um espetáculo muy hermoso!

Mandamos eu como enviado pra assistir a peça "O Fingidor" no TUCA na sexta-feira dia 15, a história é uma ficção que usa como pano de fundo a vida e a obra de ninguém menos que Fernando Pessoa, acho sensacional e surreal o poder desse autor em criar seu heterônimos, é um dos meus autores preferidos justamente por esse loucura de ser muitos, quanto aos heterônimos não tenho nenhum preferido, talvez o Álvaro de Campos, mas oRicardo Reis e o Alberto Caeiro não. E eles aparecem na peça, os três, ao lado de Pessoa, eu acredito que isso pode ter sido uma boa estratégia de marketing do escritor, mas sem desconsiderar sua certa loucura em manter tão vivas dentro de si tantas "almas". Recomendo "O Fingidor" àqueles que gostam de literatura e de histórias bonitas e de reflexão. O espetáculo escrito e dirigido por Samir Yazbek e protagonizado por Hélio Cícero e elenco está em cartaz no TUCA do lado da PUC em Perdizes, cho que tem mais de um mês ainda pra prestigiar, mais informações entrem no site do TUCA!



E no dia 23, último sábado fui conferir "Querô, Uma Reportagem Maldita", forte, real, pouco digestiva...mais que um soco, mais que um tapa...mas poética, com uma banda formada por atores que tocam e cantam ao vivo, são 39 atores, cantores e instrumentistas. A montagem do espetáculo homenageia o dramaturgo Plínio Marcos nos 10 anos de sua morte e conta a tragédia do jovem Jerônimo - o menino Querô -, que fica órfão quando sua mãe Leda, uma prostituta de cabaré, se suicida tomando querosene. O texo é de 1970, e costumam dizer que a obra permanece atual e blá blá blá, na verdade o nosso país que em determinados aspectos não evolui né?
A má notícia é que fui na última apresentação, há uma possibilidade de voltar, caso voltem fiquem atentos, essa recomendo aos que sabem apreciar o teatro contemporâneo, que a nudez, os palavrões e toda marginalidade criativa da montagem, indicada pela revista Bravo! dirigida por Marco Antônio Rodrigues e com um grande amigo meu no elenco, Adriano Merlini, senti muito em não ter assitido antes pra poder recomendar.

Hasta!!!

.Cidão.


2 comentários:

jp disse...

Mas q cultural esse blog!!!

Devemos combinar mais passeios culturais!!

abraço

jp

HablandoMás disse...

Eu sou rancoroso...não combino mais!

Cidão.