segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Dia dos pais

Cafona falar desse assunto, no dia seguinte, influenciada pelo momento. Mas tudo bem, descobri que ter um blog também é bem cafona, me contaram isso esses dias. Conclusão: acho que sou cafona.
Então, vamos lá.
Engraçado, minha família, principalmente minha mãe, não é muito ligada nessas datas comemorativas. Acha tudo muito comercial. Entendo, concordo com ela, mas não sei se futuramente, no dia das mães, não vai me dar uma dor de estomago se eu não ganhar nada de presente.
Calma gente, ela não me torturou, sempre ganhei presente de Natal e Dia das Crianças. Ela que não liga de não ganhar.
Dizem que as mulheres se aproximam mais dos pais e os homens mais das mães. Não sei se isso é verdade, mas sou verdadeiramente apaixonada pelo meu pai. Ele tem um monte de defeitos, claro que eu sei, claro que já percebi e claro que já me decepcionei. Mas entendi, compreendi e até algumas vezes concordei, com algumas mancadas que ele deu por ai.
Ontem pensei muito sobre esse lance de ser pai. Tenho alguns amigos pais. Cada um de um jeito, um brincalhão, outro briguento, outro bravo, outro engraçado, outro herói, tem aquele também que nem lembra direito que é pai, e tem aquele que fala do filho como se fosse a única pessoa do mundo.
Tomara que todos eles se lembrem da importância de ser pai. Ser mãe é ser sagrada. Pai não. Pai é amigo, é companheiro, conselheiro...
Tem todo aquele lance lá, que falaram na propaganda das Casas Bahia. Tem pai escolhido, pai que escolheu, pai que é mãe...e tem seu pai também né? Aquele que só você sabe das fraquezas, aquele que só você conhece, ou até só você consegue imaginar.
Outro dia escutei um amigo falar que não queria ser pai. Falar isso em uma mesa de bar pega mal, as pessoas te julgam e tal. Depois ele me mandou um e-mail:

Querida
Vi sua cara de decepção quando disse que não queria ser pai. Ao mesmo tempo você foi a única que conseguiu me mandar um olhar de compreensão. Fui meio estúpido dizendo que não suporto crianças, acho só que talvez não tenho jeito com elas. A verdade é que tenho medo, tenho medo de ser pai, de ser um pai como o meu foi.
Acho que você vai me entender.
Beijos
Fulano

Quase chorei. Demorei pra responder o e-mail, não sabia o que dizer. Mas você sabe que a vida sempre nos surpreende. A mulher desse cara ai ta grávida. Tenho certeza que ele será um dos melhores pais que eu conheço. Ele já está assim. Chora de emoção quando fala da filha, que ainda está por vir. Eu também, meu olho lacrimeja. Tenho certeza que ele vai errar, que ele vai se arrepender, que ele vai ficar bravo, preocupado e encher o saco dela. Mas qual pai não erra? E tenho certeza que ela vai perdoar, entender, compreender, assim como eu, como você.
Para meus amigos que são pais. Aproveitem. Ser pai é a melhor forma de mostrar o amor, sem medo de ser ridículo.
Pai, te amo!



Tha!

4 comentários:

Anônimo disse...

Opa!
Tha! Cidão!
Conheci o blog na semana passada e estou adorando. Agora, depois do almoço naqueles minutinhos livres eu procuro vocês... tualizadíssimos.
Parabéns!

... sobre o dia dos pais... sim sim, também acho uma comemoração capitalista como quase todas as outras... anúncios e promoções direcionadas. Mas a real: eu gosto.
Assim quem quase nunca encontra o pai, eu por exemplo, tem a desculpa de sequestra-lo por um dia inteirinho. Triste? Não... esse ano eu comemorei no sábado e no domingo... avô e pai... foi ótimo.
Beijos!

Anônimo disse...

Valeu Suyanne!!!
Volte sempre...hehe
:o)

Bejo!

Anônimo disse...

POis é ...já pensei em tds essas coisas tbm!E não é que temos razão?Ou seria apenas coincidência?Bjs amorecos.

Anônimo disse...

Concordo...é comercial sim! Mas acho que tudo vai da forma como encaramos...vejo como mais um momento para rever pessoas queridas, dar presentes, reunir amigos, falar sobre sentimentos...enfim...vamos tentar tornar as coisas negativas mais positivas...rs
Faz parte da cultura...da sociedade que vivemos. Acho que o importante é demonstrar o sentido das datas...e cada vez mais repassar toda essa discussão...não é para ganhar presentes e sim passar um dia gostoso com o seu pai, renovar energias e sonhos no natal, refletir sobre religiao na páscoa, pensar no fututro das novas gerações no dia das crianças...
Enfim...já falei demais...rs
Bjs e mais Bjs
Chris